Menu

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Passos para discernir a vontade de Deus

Quantas vezes você já se viu numa situação onde não tinha a menor ideia de qual era a vontade de Deus para a sua vida naquela ocasião? Nós, frequentemente, temos que tomar decisões em nosso dia a dia e nem sempre temos a certeza de que as nossas atitudes estão em perfeita sintonia com a vontade de Deus.
Então como saber qual é a vontade de Deus para as nossas vidas? Os passos a seguir podem nos ajudar em meio às situações enfrentadas:
1. O primeiro passo é com relação à oração, que é a base de tudo. Quando oramos ao Senhor estamos nos preparando para ficar em sintonia com a Sua vontade.
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4.6)
2. O segundo passo é a meditação na Palavra de Deus. Quando buscamos a orientação na Bíblia, Deus fala conosco.
“A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” (Salmo 19.7).
3. O terceiro passo é a busca de bons conselheiros. Note bem, BONS conselheiros.
“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” (Provérbios 15.22)
Devem ser pessoas maduras na vida cristã que podem perfeitamente ser instrumentos nas mãos do Senhor para a nossa instrução. Veja que Roboão ao desprezar este passo dividiu o reino de seu pai (1 Reis 12).
4. O quarto passo é saber qual a verdadeira motivação que estamos tendo por trás da situação ou caminho que queremos trilhar.
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10.31)
Muitas vezes estamos buscando uma realização a parte de Deus. Se o nosso objetivo, acima de qualquer outro, não for buscar a glória de Deus, estaremos agindo de maneira egocêntrica, o que logicamente desagrada ao Senhor.
5. O quinto passo é perceber se, após tudo isso, temos paz em nosso coração. Somente agora podemos dar este passo, pois a Bíblia declara que o coração do homem é enganoso (Jeremias 17.9).
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3.15)
Somente quando estamos orando, lendo a Bíblia, tendo bons conselheiros e buscando a glória de Deus é que podemos analisar o nosso coração, aliás, deve, ainda assim, ser por meio da paz de Cristo nele, não um mero sentimento sem fundamento algum.
6. Depois de tudo isso, podemos dar o último passo: Analisar as circunstâncias que irão nos dizer (com base nas convicções obtidas) se é o momento certo ou se ainda devemos esperar para colocar algo em prática.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)
Não sejamos crentes insensatos. Busquemos constantemente conhecer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Pr. Franck Neuwirth

ARTIGOS MAIS VISITADOS